Fórums » Munchkin: Discussão de Regras

AJUDA sobre um procedimento do jogo + uma duvida sobre uma carta. Poção de Halitose.


- Primeiramente quero dizer que esse jogo é muito engraçado. Toda santa vez que eu jogo surge um questionamento novo. Incrivel.

- Gostaria de agradecer ao Igor(que respondeu todas as minhas duvidas). Sem você realmente não sei o que seria das minhas partidas. Muito obrigado mesmo.

1) A primeira duvida é a seguinte... Na realidade não é bem uma dúvida. É um apelo. Estou tendo muitos problemas no quesito "ordem para atrapalhar". E eu to tentando junto com o meu irmão achar uma solução nas partidas de Munchkin. A gente já pensou em jogar um dado pra ver quem atrapalha primeiro ou sei lá... simplesmente não sei o que fazer. Gostaria se possivel que compartilhassem o que vocês fariam nessa situação: Era uma vez uma mesa de Munchkin com apenas 3 pessoas jogando. Todas as 3 estão no nivel 9. A primeira pessoa tem uma poção da Amizade. Enquanto a segunda pessoa tem uma poção de polimorfismo por exemplo. Ambas as poções tiram um monstro de combate e são de uso unico. Ai a terceira pessoa chuta a porta e cai um monstro em que ela pode ganhar. Ai sempre tem uma confusãozinha pra ver quem é o cidadão que vai gastar a poção primeiro. AI fica o dilema... Na hora de atrapalhar pra alguem ganhar.. os outros jogadores sempre vão preferir que outros atrapalhem principalmente numa partida onde tem mais de 3 pessoas. Para que? Para economizar seus "buffs" ampliadores de monstros e etc para usar em outraas batalhas.
No exemplo em que eu disse nenhuma das duas poções estavam "em Jogo". A gente simplesmente sabia que as poções estavam nas mãos dos jogadores. Devido a mostrar no meio de um combate com ajuda ou enfim...
Na real eu só gostaria de saber o que vocês fazem numa situação como essa. Que com certeza já devem ter passado. Como resolver isso sendo justo??? Pensem também em partidas com mais de 3 jogadores. Como vocês fazem pra decidir quem "atrapalha primeiro". Joga o dado, quem tirar menos atrapalha primeiro? Tirar par ou impar? Sinceramente to perdido mesmo. Não sei que solução tomar.

2) A segunda duvida é uma duvida mesmo. Inclusive aconteceu agora com uma carta do jogo base chamada: "Poção de Halitose onde ela dá +2 para qualquer um dos lados ou ela mata instantaneamente o Nariz Flutuante".

- Estava eu no nivel 9. Eu tinha essa carta e Procurei Encreca com o dito cujo Nariz flutuante. Kkkkkk Eu ganhei o jogo assim. Mas ai me surgiram algumas duvidas do que pode acontecer.
a) Alguem joga um Monstro Errante junto com o Dragão Plutonio. E eu não ganho do Dragão. Porém eu matei o Nariz Flutuante com a carta da poção da halitose lá.. Ou seja eu subo o Nivel e ganho o jogo mesmo se eu não ganhasse do dragão? 
b) Alguem troca o Nariz Flutuante utilizando a carta Ilusão e troca o monstro por um Dragão Plutonio. Sò que eu usei a carta da Poção de Halitose primeiro. Eu estava matando INSTANTANEAMENTE o Nariz antes mesmo dele usar a Ilusão. O que prevalecia nesse caso?
- Graças a Deus nenhum desses dois casos aconteceu na jogatina. Mas poderia acontecer né... hahaha

- Mais uma vez muito obrigado por sanar sempre as minhas inumeras duvidas. Valeu

Começar pela mais fácil:

2) "CONTRADIÇÕES ENTRE CARTAS E REGRAS - PÁGINA UM DO MANUAL

Esse livreto de regras fornece as regras gerais. Cartas podem adicionar regras especiais. Assim, na maioria dos casos,quando uma carta for contraditória a uma regra do livreto, siga o que a carta diz. NO ENTANTO, ignore qualquer efeito de uma carta que parece contradizer as regras listadas abaixo, a não ser que a carta diga explicitamente que está se sobrepondo a essas regras. (...)

3 - Você não pode coletar recompensas por derrotar um monstro (ie, Tesouros, Níveis) no meio de um combate.Você deve finalizar o combate antes de ganhar qualquer

recompensa."

Se você matar (ou mesmo só remover do combate) um monstro, e ainda houver monstros para enfrentar, você precisa ganhar dos remanescentes, senão você não ganha as recompensas pelo monstro derrotado. No seu exemplo, se alguém jogar o Dragão de Plutônio ANTES de você matar o Nariz Flutuante, primeiro você deve derrotar o Dragão, só então poderá receber o Nível extra. Agora, se você jogar a Poção de Halitose primeiro, não há nada que eles possam fazer. Você matou o monstro, então Ilusão já não pode ser jogada, já que não tem um alvo.

Quanto à dúvida número 1, isso realmente vai da dinâmica do grupo.

- Mais uma vez muitissimo obrigado pela resposta Igor hahaha. Acredito que entendi. Com relação a duvida 2. Então vai ser meio que estilo UNO de jogar munchkin. Quem jogar primeiro leva. Até que faz sentido porque a carta mata instantaneamente.

- E com relação à duvida 1. Na realidade não era uma dúvida. Eu só queria saber o que você e seu grupo de Munchkin fariam nessa situação.

Em resposta a Igor Toscano:

Começar pela mais fácil:

2) "CONTRADIÇÕES ENTRE CARTAS E REGRAS - PÁGINA UM DO MANUAL

Esse livreto de regras fornece as regras gerais. Cartas podem adicionar regras especiais. Assim, na maioria dos casos,quando uma carta for contraditória a uma regra do livreto, siga o que a carta diz. NO ENTANTO, ignore qualquer efeito de uma carta que parece contradizer as regras listadas abaixo, a não ser que a carta diga explicitamente que está se sobrepondo a essas regras. (...)

3 - Você não pode coletar recompensas por derrotar um monstro (ie, Tesouros, Níveis) no meio de um combate.Você deve finalizar o combate antes de ganhar qualquer

recompensa."

Se você matar (ou mesmo só remover do combate) um monstro, e ainda houver monstros para enfrentar, você precisa ganhar dos remanescentes, senão você não ganha as recompensas pelo monstro derrotado. No seu exemplo, se alguém jogar o Dragão de Plutônio ANTES de você matar o Nariz Flutuante, primeiro você deve derrotar o Dragão, só então poderá receber o Nível extra. Agora, se você jogar a Poção de Halitose primeiro, não há nada que eles possam fazer. Você matou o monstro, então Ilusão já não pode ser jogada, já que não tem um alvo.

Quanto à dúvida número 1, isso realmente vai da dinâmica do grupo.