Organizando um Corujão de Carnaval

Assinar RSS!

publicado em 03.03.2019 por Galápagos Jogos

Por Eduardo Guerra

Existem diversas formas de curtir o carnaval. Tem gente que prefere ir para a folia e sair para curtir com os amigos. Já outros preferem ficar em casa, aproveitando os dias de feriado para se dedicar a atividades mais caseiras, como maratonar a última temporada da sua série favorita. Para os amantes dos jogos de tabuleiro, essa época é perfeita para fazer o que aqui na minha região chamamos de "corujão" : virar a noite jogando até amanhecer! Se você ainda é inexperiente para esse tipo de evento, seguem algumas dicas para você organizar o cardápio de jogos da noite.

 

A primeira dica é ficar atento a quantidade de pessoas que estão vindo participar. Pode ser que algumas vão acabar chegando mais tarde e outras vão sair mais cedo, então é importante observar a quantidade de jogadores que podem ser acomodados em cada um dos jogos. Caso tenha bastante gente, vale considerar fazer duas mesas em paralelo, mas tenha certeza de que as mesas dão conta dos componentes dos jogos escolhidos.

 

Para abrir a noite, sugiro um jogo familiar com duração inferior a 1 hora, de preferência aqueles que são rápidos de explicar e possuem certa profundidade estratégica. Dentro desse perfil, acredito que jogos abstratos, como Azul, Sagrada e Dragon Castle, se encaixem perfeitamente. É uma forma dos jogadores já irem aquecendo o cérebro enquanto, eventualmente, um ou outro ainda está chegando.

 

Depois da entrada, vem o prato principal da noite. Essa costuma ser a hora de colocar na mesa um jogo um pouco mais complexo e de duração mais longa. Esse tipo de jogo é perfeito para os corujões, visto que ninguém ali está com pressa de ir embora. Se a sua galera gosta de conflito, boas dicas são The A Guerra dos Tronos: Board Game, Rising Sun e Lords of Hellas. Se a preferência são jogos cooperativos, uma missão épica de Zombicide ou um daqueles cenários mais demorados de Mansions of Madness funcionam perfeitamente. É esse jogo que os participantes irão saborear durante boa parte da noite.

 

Se ainda sobrar um tempinho no final da madrugada, ainda dá para trazer mais um jogo para fechar a jogatina. Nesse momento, os jogadores estarão cansados do jogo principal, e o ideal é buscar um jogo mais simples, descontraído e que, de preferência, gere umas risadas. Nessa linha, jogos como When I Dream, Concept, Dixit e Imagine são tudo que você precisa! São jogos com partidas e rodadas rápidas e que certamente irão aliviar a tensão do jogo principal.

 

Essas dicas apresentam um pouco da minha experiência na organização de alguns corujões que geraram momentos memoráveis. Porém, tenha em mente que o objetivo é sempre maximizar a experiência de quem estiver participando, então use o conhecimento que você tem dos seus amigos para montar o cardápio de jogos da forma que achar mais adequada. Por exemplo, um banquete com apenas uma partida Twilight Imperium 4 a noite toda, também é uma excelente pedida!

 

Espero que agora você se sinta preparado para nesse carnaval juntar seu bloco de jogadores para virar a noite acompanhando um desfile de jogos em cima da sua mesa! Independente dos trocadilhos infames de carnaval, desejo uma boa jogatina a todos! 

*Eduardo Guerra é pesquisador na área de computação e pai da Duda e da Bia, suas fiéis companheiras de jogatina. Se considera um jogador de RPG que se apaixonou pelos jogos de tabuleiro, vivendo atrás dos mais "diferentosos". Busca se aventurar no mundo do design de jogos analógicos e está sempre falando sobre suas ideias no canal 3DU's

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Nenhum Comentário! Seja o Primeiro!

Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login